No período compreendido entre 12 de janeiro a 1 de fevereiro, os Veleiros Oceânicos do Grêmio de Vela da Escola Naval (GVEN), Bijupirá, Marlim, Sargaço e Villegagnon suspenderam com 41 Aspirantes na Veleirex, comissão que faz parte dos estágios de verão da Escola Naval.
Nesta temporada, a Veleirex passou pelos portos de Cabo Frio, Angra dos Reis, Ilhabela e Paraty, onde os Aspirantes puderam colocar em prática e receber adestramento sobre as principais técnicas e táticas da navegação à vela. Além disso, a comissão também tem o intuito de desenvolver a mentalidade marítima e despertar o espírito de cooperação, a iniciativa e a persistência, atributos de liderança que são fundamentais na carreira de um Oficial.
No último porto, os Veleiros do GVEN receberam a visitação do Instituto Náutico Paraty (INP), que tem o propósito de difundir o esporte à vela entre crianças e adolescentes de forma gratuita. Na ocasião, os jovens puderam esclarecer dúvidas com os Aspirantes sobre o ingresso na Marinha do Brasil, em particular a Escola Naval, além de visitar cada barco participante da comissão. Realizada anualmente pelo GVEN, a Veleirex tem o objetivo de complementar a formação dos futuros Oficiais de Marinha.