Regata Ecológica

  A regata ecológica da Escola Naval (EN) foi criada em 1998 com o propósito de desenvolver a consciência ecológica nos futuros oficiais da Marinha e na sociedade civil. Planejada e realizada anualmente pelo Grêmio de Vela da Escola Naval (GVEN), a regata é uma competição tipo gincana formada por equipes mistas de Aspirantes, universitários e outros convidados a fim de retirar, em uma tarde, a maior quantidade de lixo possível da Baía de Guanabara.

  Tradicionalmente a regata ecológica conta com a participação de cerca de 300 atletas e várias embarcações, os veleiros oceânicos, veleiros j/24, caiaques, escaleres a remo e a vela. Contribuindo num ambiente de descontração para a conscientização e o envolvimento dos participantes com a importância da preservação ambiental.

  Nos últimos anos, a competição tem ocorrido no World Clean Up Day, projeto que leva mais de 20 milhões de voluntários às ruas e às praias em prol da preservação do meio ambiente. Neste ano não será diferente, sendo realizada no dia 17 de setembro, a partir das 8h30, em parceria com a BR Marinas, Bossa Nova Mall, Qualicorp, Capemisa e Abrigo do Marinheiro. A competição terá sua largada na Escola Naval com chegada na Marina da Glória. Durante o evento também haverá exposições de projetos relacionados à manutenção do ecossistema marinho da Baía de Guanabara, ecologia, preservação ambiental e reciclagem.

Link permanente para este artigo: http://www.gven.org.br/regata-ecologica/