Benefícios das práticas de desportos náuticos

Você já deve estar cansado de saber que praticar esportes é bom para a saúde. Mas talvez ainda não conheça os inúmeros benefícios que os desportos náuticos trazem para o corpo e a mente. As modalidades como a vela, remo escaler e canoagem oceânica são capazes de promover resistência e agilidade, bem como proporcionar estímulos intelectuais.


Dentre tantos benefícios, o contato, a interação e a contemplação da natureza se destacam. Ao aliar a atividade física à proximidade com o meio ambiente, esses esportes conseguem ampliar a sensação de bem-estar, favorecendo um melhor funcionamento de todo o organismo. Ademais, o contato contínuo com o mar desenvolve a conscientização ecológica e ambiental.


Um esporte que é mais associado a competições velozes e emocionantes que à qualidade de vida é a vela. Contudo, a convivência com o oceano e o vento permitem uma conexão única com a natureza, diminuindo o estresse e ansiedade. Para praticar a modalidade e realizar as travessias, conhecimentos específicos de navegação e mudanças climáticas são exigidos, fatores aprimorados normalmente pelos velejadores.


Nesse contexto, as atividades também podem ser benéficas no âmbito militar. Buscando aumentar o cabedal de conhecimentos de seus futuros Oficiais, a Marinha do Brasil, através do Grêmio de Vela (GVEN), oferece modalidades náuticas aos seus Aspirantes. Assim, são valorizados aspectos como tenacidade, liderança, camaradagem e iniciativa, alguns dos valores essenciais e inerentes à formação do espírito marinheiro.

Link permanente para este artigo: http://www.gven.org.br/beneficios-das-praticas-de-despostos-nauticos/

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.